O Município de Bela Vista do Piauí, um pedacinho não só do Brasil como também do Piauí, tem uma história muito bonita, desde o desbravamento destas terras, no século XIX até os dias atuais.
Assim que foi encontrado o olho d’água que deu início aos povoados da região a fazenda Jatobá foi data do município de Oeiras depois passou a pertencer a São João do Piauí e mais tarde passou a integrar o município de Simplício Mendes, sendo desmembrado deste com a emancipação do Município de Bela Vista do Piauí.
O Jatobá foi descoberto pelo Sr. Joaquim Ferreira de Carvalho, Coelho da Malhadinha, ele encontrou um olho d’água próximos a muitos pés de jatobá por isso ele deu o nome dessa terra de jatobá. Inicio-se a construção da Casa Grande e de algumas roças em 1830. Na época só existia a casa grande, depois foram descobrindo outros olhos d’água como Carnaíba, Roça Velha, Gameleira, Pitombeira, Cana Brava, Patos e outros existentes até hoje.
Posteriormente a fazenda jatobá e a Casa grande foi comprada por José Marques.
A referida casa grande foi desmanchada no ano de l957 com um cálculo de aproximadamente l26 anos de construída.
A família de José Marques foi a mais antiga geração dos Coelhos. Coelho porque tinham o sobrenome coelho e eram famílias brancas do Jatobá que predomina até hoje como sendo a maior família do nosso município. São trabalhadores, honesto, religiosos e políticos. Em 1946 foi eleito o primeiro Vereador representando o Jatobá na câmara municipal de simplício Mendes, José Raimundo dos reis (Zezé Coelho) em seguida foram eleitos: José Rodrigues dos Reis (Zé Rosendo) Olegário Aureliano de Sousa, Aberico Raimundo dos Reis, Florêncio Rodrigues Barbosa ( Zé de Benta).,Virgilio Valentim Marques, Luiz Horácio de Sousa, José Pedro dos Reis (Dosé) e João Alfredo dos Reis, sendo este ultimo juntamente com o deputado Zeca de Doutor, os idealizadores do projeto de criação do novo município.
Os primeiros prédios públicos construídos no Jatobá foram o prédio escolar na localidade Umburana em 1946, sendo os primeiros professores: Teresa Florisbela de Sousa José Aureliano de Sousa, Maria de Lourdes de Sousa Costa coelho e o prédio escolar na localidade Patos em l951, sendo os primeiros professores Lindaura Lopes Francisco Odilon de Sousa.
A localidade Malhada situada pelo capitão Prudente teve um crescimento demográfico mais rápido, havendo nas décadas de 50 e 60 muitas pessoas morando ali, entre os quais dois comerciantes o Sr. Francisco prudente de Assis e Valentim Marques Barbosa para manutenção de seus comércios transportavam as mercadorias em comboios de animais. Vendo essas dificuldades os administradores do município conseguiram a construção da primeira estrada carroçal de Simplício Mendes a Jatobá, mesmo assim continuaram as dificuldades pois a estrada passava por lugares com muita areia e ladeira. Apesar das dificuldades crescia a frequência do pessoal na comunidade e não havendo espaço apropriado para as celebrações das missas, celebravam na casa de Francisco Prudente de Assis ou de Valentim marques Barbosa. Com o aumento da população essas casas eram insuficientes para acomodar os fieis.
Francisco Prudente de Assis (Chico) doou o terreno para a construção da igreja no ano de 1968, o povo tomou a iniciativa e com muita força de vontade deu-se inicio a construção dos alicerces.
Veio logo depois períodos de crise devido a seca e paralisaram a obra que veio a ser reiniciada graças ao dinâmico Padre Geraldo Gereon que chegou aqui e construiu a igreja no ano de 1970.
A comunidade escolheu “São José” como seu padroeiro, pois esse santo já era há muitos anos festejado com uma freqüentada novena na casa do Sr. Valentim Marques Barbosa.
Em 1971 foi construído o Posto de Saúde Malhada. Em 1973 foi construído o prédio escolar Aureliano José de Sousa, sendo seus primeiros professores Olegário Aureliano de Sousa e José Aureliano Rodrigues (Zuza) .
No ano de 1981 foram construídos o Centro Social, o poço e conseguiram a eletrificação do povoado, que foram inaugurados no dia 30 de março de1982.
Com essas construções o povoado foi se desenvolvendo, a população aumentando, surgindo a necessidade e vontade de criar um novo município. Para a criação do município precisava de várias obras públicas. Então foram construídos o mercado público, o campo de futebol, e a lavanderia. Após alguns meses houve a votação do plebiscito, quando foi aprovada a emancipação do município em 26 de janeiro de 1994.
Mesmo na categoria de cidade ainda continuava dependente de Simplício Mendes. Só no dia 03 de outubro de 1996 foi eleito o primeiro prefeito deste município, o Sr. Antonio Costa coelho (Totonio Coelho), tendo como vice – Prefeito Eloísio Raimundo Coelho e Câmara composta por nove vereadores: Josimar coelho de Almeida, Benedito Adão Tolentino, Milton Francisco Barbosa, Agenor Salvador Sergio de Sousa, Antonio José Sátiro, João Alfredo dos Reis, Claudionor Constancio Coelho, Mario de Sousa Mauriz, Raul Alcides dos Reis. Foram empossados no dia primeiro de janeiro de1997.
O município continuou desenvolvendo-se com a realização de diversas melhorias, como a implantação do Ensino Fundamental maior, a realização do primeiro concurso público do município para efetivar o quadro funcional no ano de l998, a implantação do sistema de abastecimento d’água na sede do município, a pavimentação de ruas da cidade, perfuração de poços, construção da Unidade Escolar Higina Alexandrina dos Anjos na sede e construção de colégios na zona rural.
Após 25 anos de emancipação, a cidade de Bela Vista do Piauí vem desenvolvendo-se significativamente. É formada por um povo trabalhador, de fé, que busca incansavelmente por melhor qualidade de vida e consequentemente pelo contínuo desenvolvimento do município. O trabalho desenvolvido pelas administrações municipais, tanto do executivo como do legislativo, durante esse período, foi de grande importância para o desenvolvimento de nossa cidade.
Histórico dos mandatos do Poder Legislativo no Município
1ª LEGISLATURA: 1997 - 2000
Josimar Coelho de Almeida
Benedito Adão Tolentino
Milton Francisco Barbosa
Agenor Salvador Sérgio de Sousa
Raul Alcides dos Reis
João Alfredo dos Reis
Antonio José Sátiro
Claudionor Constancio Coelho
Mário de Sousa Mauriz
2ª LEGISLATURA: 2001-2004
Josimar Coelho de Almeida
Benedito Adão Tolentino
Raul Alcides dos Reis
Milton Francisco Barbosa
Claudionor Constancio Coelho
Mário de Sousa Mauriz
Macionília Maria de Sousa
João Batista da Costa
Moacir de Sousa Rodrigues
3ª LEGISLATURA: 2005-2008
Claudionor Constancio Coelho
Ademar Marques Fialho
Benedito Adão Tolentino
Milton Francisco Barbosa
Marinaldo de Sousa Marques
Marlane Babrosa Coelho
João Batista da Costa
Raul Alcides dos Reis (2005-2006)*
Moacyr de Sousa Rodrigues
Neuma Reis Silva Mauriz (2007-2008)**
* Faleceu no mês de fevereiro de 2006
** Assumiu a cadeira do Vereador Raul Alcides em fevereiro de 2006
4ª LEGISLATURA: 2008-2012
Milton Francisco Barbosa
Gilvan Tolentino
Claudionor Constancio Coelho
Ademar Marques Fialho
Moacyr de Sousa Rodrigues
Cleidinaldo Carvalho Reis
Wilson Barbosa Coelho
Francisco Antonio Barbosa
Luis José Tolentino
5ª LEGISLATURA: 2013-2016
Milton Francisco Barbosa (2013-2016)*
Claudionor Constancio Coelho
Francisco Antonio Barbosa
Wilson Barbosa Coelho
Luis José Tolentino
Cleidinaldo Carvalho Reis
Gilvan Tolentino
Moacyr de Sousa Rodrigues
Érico Valdir Coelho
Ademar Marques Fialho (2016)**
* Faleceu no mês de junho de 2016
** Assumiu a cadeira do Vereador Milton Francisco em junho de 2016
6ª LEGISLATURA: 2017-2020
Cleidinaldo Carvalho Reis
Wilson Barbosa Coelho
Bartolomeu José Coelho
Francisco Antonio Barbosa
José Anchieta dos Reis
Cleane Pedrina Dias
Paulo Regis Carvalho Coelho
José Luis de Sousa Coelho
Érico Valdir Coelho
7ª LEGISLATURA: 2021-2024
Erico Valdir Coelho
Bartolomeu José Coelho
Paulo Regis Carvalho Coelho
José Luis de Sousa Coelho
Francisco Rodrigues de Sousa
Wilson Barbosa Coelho
Francisco Antonio Barbosa
Larisse Lopes Coelho
Claudionor Constâncio Coelho